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criança com atraso no aprendizado PODE TER DIREITO AO benefício BPC-LOAS DO INSS?

Você sabia que quem tem uma criança com atraso no aprendizado pode ter direito a um benefício que paga salário mínimo por mês? O atraso no aprendizado, classificado sob o CID-10 F81, também é conhecido como transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares, dificuldades de aprendizagem, transtorno do desenvolvimento da linguagem e da fala, transtorno de aprendizagem não especificado e transtorno da aquisição de habilidades acadêmicas. Esta condição é caracterizada por dificuldades significativas na aquisição de habilidades acadêmicas, como leitura, escrita, e cálculo, que não podem ser explicadas apenas por fatores intelectuais, sensoriais ou neurológicos.

O atraso no aprendizado é uma condição tratável, mas frequentemente resulta em desafios significativos se não for gerenciada adequadamente. As manifestações incluem dificuldades em ler, escrever, calcular, e compreender conceitos acadêmicos, mesmo com ensino convencional. O tratamento pode envolver intervenções educacionais especializadas, terapias ocupacionais, apoio psicológico e cuidados médicos contínuos para gerenciar os sintomas e melhorar a capacidade de aprendizado.

Possíveis sequelas e suas classificações CID-10 incluem:

- Transtornos de Comunicação (CID-10 F80)
- Transtornos de Comportamento (CID-10 F91)
- Transtornos de Ansiedade (CID-10 F41)
- Transtornos Depressivos (CID-10 F32)
- Déficit de Atenção e Hiperatividade (CID-10 F90)
- Deficiência Intelectual (CID-10 F70-F79)
- Atraso Global do Desenvolvimento (CID-10 F88)
- Problemas de Visão (CID-10 H54)
- Problemas Auditivos (CID-10 H91)
- Deficiências Motoras (CID-10 R27.9)

Em crianças, o atraso no aprendizado pode resultar em problemas significativos de crescimento e desenvolvimento. Os sintomas incluem dificuldades em aprender a ler, escrever e calcular, dificuldades em compreender e seguir instruções, e problemas de atenção e concentração. Esses comportamentos podem interferir na capacidade de aprendizado, socialização e realização de atividades diárias. Essas deficiências podem configurar uma incapacidade significativa, justificando o direito ao benefício BPC-LOAS. A diferença entre casos leves e graves está na intensidade dos sintomas e no impacto no desenvolvimento e atividades diárias da criança. Casos graves apresentam dificuldades significativas e permanentes na realização de atividades diárias e no aprendizado.

Para comprovar adequadamente a condição clínica e garantir um robusto conjunto probatório para o BPC-LOAS, é essencial apresentar laudos médicos recentes de especialistas, como pediatras, neurologistas, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e clínicos gerais. Exames complementares, como avaliações neuropsicológicas, testes de desempenho acadêmico, e avaliações comportamentais, são fundamentais para documentar a extensão das dificuldades de aprendizado. Avaliações de função motora e relatórios detalhados de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais também são importantes para complementar a documentação. Em casos de impacto emocional ou psicológico, relatórios de psicólogos e assistentes sociais são essenciais para fornecer um quadro completo da condição da criança.

Para conseguir o BPC-LOAS, é necessário atender alguns requisitos, como ser de família de baixa renda, estar em tratamento médico e possuir provas do atraso no aprendizado e dos prejuízos gerados. A Empresa Burocracia Zero é a assessoria previdenciária ideal para ajudar quem precisa a conseguir o benefício. Entre em contato com a empresa enviando uma mensagem e a documentação médica pertinente, incluindo laudos de especialistas, exames complementares e relatórios de terapeutas. A Burocracia Zero dará todo o suporte necessário desde a análise de viabilidade até a petição, perícias e concessão do benefício, auxiliando para que você tenha as melhores chances e receba o benefício o quanto antes.

Manifestações Leves:

Nas manifestações leves de atraso no aprendizado (CID-10 F81), os sintomas podem incluir dificuldades sutis na aquisição de habilidades acadêmicas, como leitura, escrita e matemática. Diagnósticos possíveis incluem Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura (dislexia), na escrita (disgrafia) ou na matemática (discalculia). O tratamento pode envolver intervenções educacionais específicas, como aulas de reforço, uso de técnicas e ferramentas adaptativas, e apoio de especialistas em educação especial. As alterações clínicas são mínimas, com avaliações mostrando dificuldades leves nas habilidades acadêmicas. O histórico da condição pode indicar um início precoce dos sintomas, com impactos leves na vida escolar. O prejuízo funcional é leve, permitindo à criança realizar a maioria das atividades acadêmicas com algumas adaptações. Em casos leves, a elegibilidade para o BPC-LOAS pode depender da demonstração de que o atraso no aprendizado causa dificuldades significativas na realização das atividades diárias e no desempenho escolar. Para uma avaliação detalhada e orientação sobre a solicitação do benefício, é recomendável que os responsáveis entrem em contato com a Burocracia Zero.

Manifestações Moderadas:

Nas manifestações moderadas de atraso no aprendizado, os sintomas são mais pronunciados e podem incluir dificuldades significativas na aquisição de habilidades acadêmicas básicas, interferindo no desempenho escolar e na participação em atividades de sala de aula. Diagnósticos possíveis incluem Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízos moderados na leitura, escrita ou matemática. O tratamento envolve intervenções educacionais intensivas, apoio psicopedagógico, uso de métodos de ensino especializados, e possivelmente terapia ocupacional para melhorar as habilidades motoras finas. As alterações clínicas são mais visíveis, com avaliações mostrando déficits moderados nas habilidades acadêmicas e de aprendizado. O histórico da condição pode revelar uma progressão dos sintomas ao longo do tempo, afetando a capacidade de acompanhar o currículo escolar padrão. O prejuízo funcional é considerável, com a criança enfrentando dificuldades significativas para realizar atividades escolares sem assistência. Estruturalmente, o desenvolvimento cognitivo pode apresentar sinais de dificuldades crônicas que afetam a funcionalidade geral. A elegibilidade para o BPC-LOAS é mais provável neste estágio, já que a intensidade dos sintomas e as dificuldades funcionais geralmente demonstram a incapacidade da criança para sustentar-se academicamente sem o auxílio do benefício. É recomendável que os responsáveis entrem em contato com a Burocracia Zero para uma análise detalhada do caso e suporte na solicitação do BPC-LOAS.

Manifestações Graves:

As manifestações graves de atraso no aprendizado são profundamente debilitantes e frequentemente incapacitantes. Os sintomas incluem graves dificuldades na aquisição de habilidades acadêmicas básicas, impedindo o progresso escolar normal e a participação em atividades de sala de aula. Diagnósticos possíveis incluem Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízos severos em múltiplas áreas acadêmicas. O tratamento é intensivo e contínuo, incluindo múltiplas sessões de apoio educacional especializado, intervenções psicopedagógicas avançadas, terapia ocupacional e, em alguns casos, fonoaudiologia. As alterações clínicas incluem graves anormalidades nas avaliações de habilidades acadêmicas, com déficits críticos em leitura, escrita e matemática. O histórico da condição em casos graves é marcado por uma rápida deterioração das capacidades acadêmicas e uma dependência contínua de cuidados educacionais intensivos. O prejuízo funcional é total, com a criança incapaz de realizar qualquer atividade escolar sem assistência significativa. Estruturalmente, o desenvolvimento cognitivo apresenta danos significativos e permanentes, comprometendo todas as funções críticas relacionadas ao aprendizado e desempenho escolar. A elegibilidade para o BPC-LOAS é extremamente provável, dado o nível extremo de incapacidade e a necessidade de apoio contínuo. Pacientes nessa situação devem procurar imediatamente a Burocracia Zero para um suporte completo no processo de obtenção do benefício, garantindo que todas as evidências médicas e funcionais sejam adequadamente apresentadas.

### Criança com Atraso no Aprendizado (CID-10 F81)

1. Todo caso de Criança com Atraso no Aprendizado dá direito ao BPC-LOAS?


Nem todo caso de Criança com Atraso no Aprendizado garante automaticamente o direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS). O direito ao benefício depende da gravidade dos sintomas e do impacto que eles têm na capacidade funcional do indivíduo. A análise é feita de maneira individualizada, considerando a necessidade contínua de assistência, as complicações associadas e o grau de incapacitação. Para avaliar seu caso específico, é fundamental consultar um especialista em benefícios sociais. Na Burocracia Zero, oferecemos todo o suporte necessário, desde a análise da viabilidade até a petição, perícias e concessão do benefício, garantindo as melhores chances de sucesso.

2. Quais os sintomas que dão indício de que meu caso de Criança com Atraso no Aprendizado pode dar direito ao BPC-LOAS?

Os sintomas que podem indicar que seu caso de Criança com Atraso no Aprendizado pode dar direito ao BPC-LOAS incluem:

- Dificuldades significativas em aprender a ler, escrever ou fazer cálculos matemáticos
- Dificuldades na compreensão e expressão verbal
- Problemas de atenção e concentração
- Ritmo de aprendizado significativamente mais lento em comparação aos colegas da mesma idade
- Necessidade de suporte educacional especializado
- Dificuldades em seguir instruções e completar tarefas escolares
- Problemas de memória e processamento de informações
- Comportamentos desafiadores ou problemas de socialização devido às dificuldades de aprendizado

Nomes alternativos para Atraso no Aprendizado incluem:
- Transtorno Específico da Aprendizagem
- Dificuldades de Aprendizagem
- Distúrbio de Aprendizagem

Hipóteses diagnósticas que podem levar ao Atraso no Aprendizado incluem:

- Transtorno Específico da Leitura (CID-10 F81.0)
- Transtorno Específico da Ortografia (CID-10 F81.1)
- Transtorno Específico das Habilidades Aritméticas (CID-10 F81.2)
- Transtorno Misto das Habilidades Escolares (CID-10 F81.3)
- Transtornos de Aprendizagem Não Especificados (CID-10 F81.9)

3. Quais profissionais são mais afetados pela Criança com Atraso no Aprendizado, no sentido de incapacidade laboral?

Embora a criança não esteja no mercado de trabalho, o impacto do atraso no aprendizado pode ser observado em profissões futuras, especialmente aquelas que exigem habilidades acadêmicas, cognitivas e de comunicação. Alguns exemplos de profissões que podem ser impactadas no futuro incluem:

- Professores e educadores
- Profissionais de saúde
- Técnicos e tecnólogos
- Trabalhadores de escritório e administrativos
- Profissionais de vendas e atendimento ao cliente
- Operadores de máquinas industriais
- Motoristas de transporte público e de carga
- Trabalhadores de manutenção e reparos
- Garçons e atendentes de restaurantes
- Trabalhadores de linha de produção

4. Quando o Atraso no Aprendizado se torna uma incapacidade total e permanente em um adulto ou gera importante prejuízo no desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes?

O Atraso no Aprendizado pode se tornar uma incapacidade total e permanente quando apresenta características como:

- Dificuldades graves e persistentes em habilidades acadêmicas básicas, como leitura, escrita e matemática
- Incapacidade de acompanhar o currículo escolar padrão, mesmo com suporte adicional
- Necessidade contínua de suporte educacional especializado e adaptações curriculares
- Problemas graves de atenção e concentração que impedem o progresso acadêmico
- Dificuldades significativas de socialização e interação com colegas
- Necessidade de intervenções terapêuticas contínuas para lidar com as dificuldades de aprendizado

Achados em exames:

- Avaliações psicológicas e neuropsicológicas documentando dificuldades de aprendizado e déficits cognitivos
- Relatórios de intervenções terapêuticas, como terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicopedagogia
- Documentação escolar ou educacional mostrando dificuldades acadêmicas persistentes

5. Quais exames médicos são imprescindíveis para comprovação da condição, das sequelas e da incapacidade gerada?

Exames essenciais incluem:

- Avaliações psicológicas detalhadas
- Testes neuropsicológicos para avaliar o desenvolvimento cognitivo e acadêmico
- Relatórios de fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais
- Documentação escolar ou educacional
- Relatórios médicos de neurologistas e psiquiatras

Outros documentos recomendados:

- Histórico médico completo
- Documentação de tratamentos anteriores e atuais
- Declarações de incapacidade funcional
- Relatórios de intervenções de reabilitação e terapias

6. Essa condição gera dor? Ela pode ser um fator que gere incapacidade?

O Atraso no Aprendizado geralmente não gera dor física, mas pode causar um grande impacto na qualidade de vida devido às dificuldades acadêmicas e sociais. Essas dificuldades podem limitar significativamente a capacidade do indivíduo de realizar atividades diárias e progredir academicamente, sendo um fator importante na avaliação da incapacidade para o BPC-LOAS.

7. Essa condição gera deficiência mental, intelectual, motor, vestibular ou sensorial?

O Atraso no Aprendizado pode causar principalmente:

- Deficiência intelectual: Dificuldades significativas em habilidades acadêmicas básicas
- Deficiências funcionais: Dificuldades na realização de atividades escolares e de aprendizado devido às limitações cognitivas

8. O tratamento gera sequelas?

O tratamento do Atraso no Aprendizado é focado no manejo dos sintomas e complicações, e pode incluir intervenções terapêuticas, suporte educacional especializado e acompanhamento psicológico. Sequelas comuns devido à progressão da condição incluem dificuldades contínuas de aprendizado, problemas de socialização e necessidade de suporte educacional contínuo.

9. A condição é curável?

O Atraso no Aprendizado é uma condição crônica e não tem cura definitiva. O tratamento é focado no manejo dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida do paciente, incluindo intervenções terapêuticas e suporte educacional contínuo.

10. Quais são os termos usualmente colocados no laudo que identificam que o caso chegou a um nível de complexidade e gravidade que gera incapacidade compatível com o BPC-LOAS?

- Dificuldades significativas em habilidades acadêmicas básicas
- Necessidade de suporte educacional especializado
- Problemas graves de atenção e concentração
- Incapacidade de acompanhar o currículo escolar padrão
- Dificuldades graves de socialização
- Necessidade de intervenções terapêuticas contínuas
- Deficiência intelectual significativa
- Necessidade de suporte contínuo
- Incapacidade funcional significativa
- Dificuldades de aprendizado persistentes

Caso tenha dúvidas adicionais ou precise de assistência para solicitar o BPC-LOAS, entre em contato com a Burocracia Zero. Nossa equipe está preparada para ajudar desde a análise de viabilidade até a petição, perícias e concessão do benefício, garantindo que você tenha as melhores chances de obter o benefício o quanto antes.

Entenda melhor

Mais explicações

Perguntas e respostas

1. Que benefícios a criança com atraso no aprendizado tem direito?

Crianças com atraso no aprendizado, também conhecidas como crianças com dificuldades de aprendizagem ou transtornos específicos de aprendizagem, podem ter direito a diversos benefícios e apoios educacionais se a condição resultar em limitações significativas na vida escolar e diária. Segundo a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), os transtornos de aprendizagem são identificados pelo código F81. Esses benefícios podem incluir o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) se comprovada a deficiência e a renda familiar atender aos critérios, além de apoio educacional especializado. Para saber mais sobre seus direitos previdenciários, entre em contato via WhatsApp com a Burocracia Zero.

2. Tem isenção de passagem de ônibus para crianças com atraso no aprendizado?

A isenção de passagem de ônibus para crianças com atraso no aprendizado pode variar dependendo das regulamentações locais. Em geral, essa isenção é mais comumente concedida a crianças com deficiências físicas ou intelectuais significativas que afetam a mobilidade. É necessário verificar as regras específicas da sua localidade e passar por uma avaliação médica e/ou social.

3. Criança com atraso no aprendizado tem direito a se afastar da escola?

Crianças com atraso no aprendizado não necessariamente têm direito a se afastar da escola, mas podem ter direito a suporte educacional adequado, como educação especial, aulas de reforço, e adaptações curriculares para atender às suas necessidades. O direito à educação inclusiva está garantido pela legislação brasileira.

4. Atraso no aprendizado pode levar à aposentadoria por invalidez?

Aposentadoria por invalidez não se aplica diretamente a crianças com atraso no aprendizado, pois essa condição geralmente não impede permanentemente a capacidade de trabalho futuro. No entanto, para adultos com transtornos de aprendizagem severos associados a outras condições incapacitantes, pode haver possibilidade de aposentadoria por invalidez.

5. É possível conseguir auxílio-doença por atraso no aprendizado?

O auxílio-doença é um benefício concedido a trabalhadores que ficam temporariamente incapazes de exercer suas funções. Para crianças com atraso no aprendizado, o benefício mais relevante seria o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), se comprovada a deficiência e as condições financeiras da família. Para assistência na solicitação de benefícios, entre em contato via WhatsApp com a Burocracia Zero.

6. Criança com atraso no aprendizado consegue o Benefício de Prestação Continuada (LOAS)?

Crianças com atraso no aprendizado podem conseguir o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) se a condição resultar em uma deficiência significativa que limite a participação na vida escolar e diária, e se a renda per capita familiar for inferior a 1/4 do salário mínimo. É necessário passar por uma avaliação social e médica para comprovar a deficiência e as condições financeiras. Para mais informações sobre o BPC-LOAS, entre em contato via WhatsApp com a Burocracia Zero.

7. Atraso no aprendizado tem cura?

O atraso no aprendizado não é uma condição que se cura, mas que pode ser significativamente melhorada com intervenções educacionais adequadas, apoio terapêutico e estratégias de ensino personalizadas. Crianças com dificuldades de aprendizagem podem progredir e alcançar sucesso escolar com o suporte correto.

8. Atraso no aprendizado mata?

O atraso no aprendizado não é uma condição fatal. Trata-se de uma dificuldade ou deficiência que afeta a capacidade de aprender em um ritmo ou de maneira esperada, mas não apresenta risco direto à vida.

9. Como conseguir tratamento para atraso no aprendizado no SUS?

Para conseguir tratamento para atraso no aprendizado no SUS, a família deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS) para uma avaliação inicial. O médico pode encaminhar a criança para especialistas, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos. O tratamento pode incluir intervenções terapêuticas, acompanhamento psicológico e suporte educacional.

10. Atraso no aprendizado é hereditário?

Alguns casos de atraso no aprendizado podem ter componentes hereditários, especialmente se estiverem relacionados a transtornos específicos de aprendizagem, como dislexia ou TDAH. No entanto, fatores ambientais e experiências educacionais também desempenham um papel significativo.

11. Qual médico trata atraso no aprendizado?

O atraso no aprendizado é tratado por uma equipe multidisciplinar que pode incluir pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neurologistas e pedagogos. Esses profissionais trabalham juntos para avaliar, diagnosticar e tratar as dificuldades de aprendizagem da criança.

12. Quais são os sintomas do atraso no aprendizado?

Os sintomas do atraso no aprendizado podem incluir dificuldades em ler, escrever, fazer cálculos matemáticos, prestar atenção, seguir instruções, organizar tarefas, e lembrar informações. As crianças podem apresentar desempenho escolar abaixo do esperado para sua idade e nível de inteligência.

13. Qual é o tratamento do atraso no aprendizado?

O tratamento do atraso no aprendizado envolve intervenções educacionais personalizadas, suporte terapêutico, e, em alguns casos, medicação para condições associadas como TDAH. As intervenções podem incluir aulas de reforço, terapia da fala, terapia ocupacional, e estratégias de ensino adaptativas.

14. Quais são os riscos do atraso no aprendizado?

Os riscos do atraso no aprendizado incluem baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades de socialização, e maior probabilidade de abandono escolar. Intervenções precoces e suporte contínuo são essenciais para mitigar esses riscos.

15. Quais são as consequências do atraso no aprendizado?

As consequências do atraso no aprendizado podem incluir dificuldades contínuas na vida escolar e acadêmica, desafios na aquisição de habilidades de vida e trabalho, e impacto negativo na autoestima e na saúde mental. Com intervenções adequadas, é possível melhorar significativamente a funcionalidade e a qualidade de vida da criança.

16. Criança com atraso no aprendizado é considerada PCD?

Sim, crianças com atraso no aprendizado significativo podem ser consideradas pessoas com deficiência (PCD) se a condição resultar em limitações significativas na capacidade funcional e na realização de atividades diárias. Para entender melhor os critérios e obter orientação sobre os benefícios disponíveis, entre em contato via WhatsApp com a Burocracia Zero.

17. Como conseguir ajuda do governo para quem tem atraso no aprendizado?

Para conseguir ajuda do governo, famílias de crianças com atraso no aprendizado devem procurar uma unidade básica de saúde (UBS) para avaliação e encaminhamento para tratamento especializado no SUS. Além disso, podem solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) junto ao INSS, apresentando documentação médica que comprove a condição e as condições financeiras da família. Para saber mais sobre seus direitos e receber assistência na solicitação de benefícios, entre em contato via WhatsApp com a Burocracia Zero.

Caso de cliente

L. A. tem 10 anos e é estudante do ensino fundamental. Ele foi diagnosticado com atraso no aprendizado (CID-10 F81), resultando em dificuldades significativas na leitura, escrita e matemática.

Desde o início da vida escolar, L. A. apresentou dificuldades para acompanhar os colegas. Aos 7 anos, após avaliações psicopedagógicas e neurológicas, foi diagnosticado com atraso no aprendizado, especificamente transtorno específico de aprendizagem (CID-10 F81).

O diagnóstico de transtorno específico de aprendizagem de L. A. implica em dificuldades graves na aquisição e uso das habilidades acadêmicas. Ele demonstra dificuldades pronunciadas em leitura (dislexia), escrita (disgrafia) e matemática (discalculia). Ao longo dos anos, L. A. participou de diversas intervenções educacionais, incluindo aulas de reforço, sessões de fonoaudiologia e terapia ocupacional, mas suas limitações permanecem significativas.

L. A. enfrenta desafios consideráveis no ambiente escolar. Ele necessita de adaptações curriculares e suporte individualizado para realizar tarefas acadêmicas. Além disso, as dificuldades de aprendizado impactam negativamente sua autoestima e motivação, muitas vezes levando ao desinteresse e frustração com a escola.

A família de L. A. enfrenta dificuldades financeiras para proporcionar os cuidados e suportes necessários. O pai trabalha como segurança em um supermercado, e a mãe é auxiliar de limpeza. A renda familiar é modesta e insuficiente para arcar com todas as despesas relacionadas às intervenções educacionais especializadas. Eles dependem de programas sociais e da ajuda de familiares para suprir as necessidades básicas.

A condição de L. A. impacta profundamente sua vida social e emocional. Ele possui um círculo social restrito, interagindo principalmente com colegas próximos e familiares. As dificuldades de aprendizado resultam em desafios significativos para a família, que enfrenta altos níveis de estresse e ansiedade. O suporte emocional de grupos de pais com filhos com necessidades especiais tem sido uma fonte de alívio e compartilhamento de experiências, mas não elimina os desafios diários enfrentados.

O laudo psicopedagógico detalha o diagnóstico de transtorno específico de aprendizagem (CID-10 F81), o histórico de intervenções educacionais e terapêuticas, e a gravidade das limitações. O laudo destaca a necessidade de suporte contínuo e adaptações curriculares para garantir que L. A. possa acompanhar o currículo escolar.

Relatórios de avaliação neuropsicológica confirmam as limitações cognitivas e acadêmicas associadas ao transtorno específico de aprendizagem, demonstrando a necessidade de apoio contínuo. Relatórios de acompanhamento terapêutico mostram a persistência dos sintomas e a gravidade da condição, apesar das intervenções contínuas.

A realidade social, familiar e financeira de L. A. é marcada por dependência dos programas sociais e da ajuda de familiares, insuficientes para proporcionar uma vida digna. As limitações impostas pelo transtorno específico de aprendizagem impactam negativamente a dinâmica familiar e a qualidade de vida, criando um ambiente de frustração, insegurança e estresse contínuo. A situação financeira se agrava com as despesas educacionais e terapêuticas contínuas, dificultando ainda mais a qualidade de vida da família.

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BPC-LOAS: Um salário mínimo por mês do INSS

Quem tem pode receber o bpc-loas?

Crianças e adolescentes

Crianças com deficiências ou com problemas de saúde que impactem o desenvolvimento e a aprendizagem podem ter direito ao BPC-LOAS. Envie as documentações médicas que você tem para nós por Whatsapp e analisaremos o caso.

ADULTOS
Para um adulto entre 18 e 64 anos ter acesso ao BPC -LOAS é necessário que o problema não tem cura (nem por cirurgia, remédios, terapias ou aparelhos) e que impeça a pessoa de realizar qualquer tipo de trabalho.  Envie as documentações médicas que você tem para nós por Whatsapp e analisaremos o caso.
idosos com 65 anos ou mais

Idosos que tenham completado 65 anos podem ter um processo facilitado para o acesso ao BPC-LOAS. Fale conosco. É possível ter mais de um BPC na mesma família e em alguns casos a renda familiar pode ser flexibilizada quando há mais de um idoso na mesma casa.

baixa renda
Seja criança, adolescente, adulto ou idoso, para receber o BPC é necessário que a pessoa seja de uma família considerada baixa renda pelo governo.. Nos informe por Whatsapp a renda familiar bruta da sua família e quem são as pessoas que moram na casa para fazermos o cálculo para você. Só precisamos saber das rendas oficiais como salários com carteira assinada e aposentadorias ou pensões.

Perguntas e respostas

O BPC é voltado para pessoas com qual renda?

O BPC, em regra, é voltado para famílias que tem renda de até 1/4 de salário mínimo por pessoa. Ou seja, onde 1 salário mínimo sustenta quatro pessoas ou mais. Contudo, esse valor pode ser maior dependendo dos gastos essenciais dessa família, especialmente com saúde. Na dúvida nos consulte sobre seu caso concreto.

Quanto a família recebe de bpc?

O beneficiário pessoal ou familiar recebe o mesmo valor: um salário mínimo mensal.

Isso significa um acréscimo de 12 salários mínimos por ano na renda de famílias em situação de vulnerabilidade, valores que não podem ser menosprezados.

BPC não tem 13º salário.

pedi bpc e ele foi negado. posso pedir novamente?

Pode sim, e o melhor é que se for comprovado que você tinha direito, todos os valor não pago desde a primeira requisição serão depositados juntos.

Ou seja, você pode ter muito dinheiro a receber! Ligue-nos.

Meu marido recebe aposentadoria e eu nunca contribuí para a previdência. tenho direito ao bpc?

Sim, mas com duas condições.1. É necessário que a aposentadoria do marido ou esposa não seja maior que um salário mínimo. 2. Além disso, a pessoa que requisita deve ter mais de 65 anos ou ser incapaz de prover o próprio sustento.

Moro com meu filho casado e ele tem renda familiar alta. tenho direito ao bpc?

Sim.Filhos casados, em união estável, viúvos ou separados não contam para a composição da renda do BPC mesmo que morem na mesma casa.A composição se dá, como regra geral, entre o casal e os filhos solteiros.

Quais documentos são necessários para requerer o bpc?

CadÚnico atualizado é fundamental.

Além disso, informações sobre renda, custo de vida, exames e laudos (no caso de doenças e deficiências), além do CPF de todos os membros do núcleo familiar.

Meu bpc foi cancelado. posso pedir novamente?

Sim, mas é preciso verificar antes a razão para a negação do benefício.

Quem recebe bolsa família pode pedir bpc?

Sim.

Famílias que recebem Bolsa Família (Auxílio Brasil) podem requerer BPC.

o bpc é permanente?

Não. É um benefício temporário, enquanto a pessoa estiver dentro do mesmo quadro econômico-social. Caso a renda se altere, seja por registro em carteira de um membro familiar ou abertura de empresa, o benefício é cancelado. Ele também é cancelado caso o beneficiário passe mais de 2 anos sem atualizar seu CadÚnico.

depressão é motivo para concessão de bpc?

Depende.

Caso seja uma depressão ou qualquer transtorno mental incapacitante que impossibilite a pessoa prover seu próprio sustento, além de não ter condição de ser sustentada pela família, sim.

É possível ter dois bpc na mesma família?

Sim.

Em alguns casos é possível, especialmente quando se tratar de dois idosos, ou envolver pessoas com deficiência.

tive um acidente e ficarei em reabilitação por longo período. tenho direito ao bpc?

Se houver um laudo médico afirmando que sua reabilitação levará mais de dois anos e que é incompatível com atividade laboral, sim.

MEU IRMÃO MORA NA MINHA CASA. A RENDA DELE CONTA COMO FAMILIAR?

Se o seu irmão for solteiro, a renda que ele obtiver conta na renda familiar. Se ele for casado, viúvo, separado ou estiver em uma união estável, não conta.

RECEBO AUXÍLIO DE UMA TIA E CESTA BÁSICA DA IGREJA. ESSAS AJUDAS CONTAM COMO RENDA?

Auxílios recebidos fora do núcleo familiar, como regra geral, não contam como renda. Contudo, é preciso provar que a família ampliada, de fato, não tem como prover o sustento.

a burocracia zero fica em são paulo e moro longe. como fazer?

Com ajuda da tecnologia e das novas legislações que reconhecem as transações feitas pela internet não é preciso mais estarmos fisicamente juntos para que a gente te atenda. Reuniões pela internet, fotografia de documentos e assinaturas pelo celular. Tudo isso é possível, legalmente aceito e rápido!

tenho interesse. vamos conversar?

Sim! Entre em contato por telefone ou whatsapp e agende uma consulta. Os atendimentos para os benefícios assistenciais têm consulta gratuita. Te explicaremos tudo, você envia os documentos e assina o contrato. No atendimento ao benefício assistencial só te cobraremos quando tudo der certo e nosso pagamento só será devido quando seu dinheiro sair. 

Você só nos paga se você também ganhar

Enquanto o governo tem todo interesse em não conceder benefícios e isenções para você, a Burocracia Zero tem uma política bem diferente: só ganhamos nossos honorários se você atingir o objetivo! Nós somos os maiores interessados em que você consiga sua isenção, ou a recuperação de valores pagos a mais, ou a concessão de um benefício, pois nós ganhamos quando você ganha. Salvo despesas, como laudos, certificados digitais, perícias ou documentações, por exemplo, para a recuperação de imposto de renda pago indevidamente ou a solicitação de isenção você só nos paga após o resultado positivo do nosso trabalho.